Adolescência e Autonomia

Data: Data a ser definida! Será em uma manhã de sábado das 9:00 às 11:30

Local: Associação Abrace - Rua Princesa Isabel 548, Brooklin, São Paulo

 

Evento resultante da parceria entre o Projeto Instigar, DAG Centro de Estudos e Associação Abrace.

 

O evento é gratuito. Caso você deseje, sinta-se a vontade para realizar alguma contribuição espontânea para a nossa anfitriã: a Associação Abrace. 

Descubra como contribuir visitando o site da Associação Abrace.

 

Serão duas rodas de conversa em sequência:

 

9:00 até 10:00 Roda de Conversa: Meu filho na escola: autonomia e sua importância nos dias atuais

Facilitadora: Daniela Adachi Guimarães, fundadora e diretora do DAG Centro de Estudos

 

O objetivo deste encontro é conversar sobre a postura de um estudante autônomo. Vamos refletir sobre formas de construção de um ambiente que promova a atuação desse estudante; quais as características de um aluno autônomo? O que se espera de diversas faixas etárias?

 

Como tutora pedagógica, recebo famílias em sofrimento, com queixas escolares relacionadas à falta de interesse de seus filhos pelo estudar. Esses pais têm razão: interesse é o caminho para a formação de um estudante autônomo. Mas como surgem os interesses?

 

Pensando sobre a origem de nossos próprios interesses, bem como sobre nosso real interesse pelo estudar, podemos encontrar em nosso filho ou em nosso aluno gatilhos que o envolvam com as tarefas escolares. O aluno interessado tende a ser mais autônomo e autonomia é palavra-chave nos dias atuais.

 

Entretanto, essa capacidade de organizar seus estudos de forma independente e responsável implica uma postura diferente na vida. Vale refletir se essa postura é sustentada por nós, pais, professores e responsáveis.
 

10:00 até 10:20 Intervalo


10:20 até 11:20 Roda de Conversa: A Arte de Conviver com Filhos Adolescentes
Facilitadora: Débora Andrade, psicanalista

 

Com uma certa frequencia, pais buscam apoio psicanalítico com a expectativa de resolver questões dos “filhos adolescentes problemáticos”.

 

Porém, até que ponto tais questões não residem nas dificuldades dos próprios pais, em dar sustentação a este complexo processo que seus filhos estão vivenciando?

 

Neste sentido, talvez refletir a respeito de algumas questões psíquicas comuns a todos adolescentes, possa ajudar estes pais a sofrerem menos ao servir de apoio efetivo para a transição destes jovens à fase adulta.

 

A proposta é abrir um espaço para se discutir sobre a adolescência bem como sobre questões psíquicas comuns nesta fase, sob o ponto de vista psicanalítico.

 

 

Organizadores:

 

O Projeto Instigar é um convite à reflexão e transformação, sob uma perspectiva psicanalítica. O trabalho é desenvolvido através de grupos (Encontros Instigantes), ou de forma individual (Atendimento Clínico Psicanalítico). O Projeto Instigar também se ocupa da Elaboração de Projetos especiais sob encomenda. 

 

O DAG Centro de Estudos é especializado em aulas particulares, atendendo a todas as idades e objetivos. São aulas planejadas, com profissionais experientes, ministradas tanto em suas unidades, quanto em domicílio, respeitando os horários e o ritmo dos alunos. Algumas formas de atuação oferecem melhores resultados e são, portanto, mais procuradas. 

 

A ABRACE – Associação Brasileira para o Adolescente e a Criança Especial – é uma instituição sem fins lucrativos e tem como propósito atender, de forma integral, jovens e adultos com deficiência intelectual. Para isto oferece um programa educacional e de Assistência Social voltado para a ampliação da aprendizagem, profissionalização, qualidade de vida e inclusão social.