Débora Andrade


Psicanalista, desde 2005 dedicada ao atendimento clínico de adultos e de adolescentes em consultório particular, também trabalhando com grupos operativos. Idealizadora e gestora do Projeto Instigar, presta serviços de consultoria à empresas, instigando a reflexão e tomada de ação em torno de questões institucionais que afetam seus colaboradores, e vice-versa. Utilizando-se para isto de conceitos de psicanálise & gestão. Também através do Projeto Instigar, realiza palestras e workshops sob a perspectiva psicanalítica, com a proposta de discutir, em linguagem leiga, sobre questões humanas que geram reflexos em como a vida é conduzida.

Psicanalista credenciada na Rede de Atendimento do CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos); foi também vinculada ao NuPAS (Núcleo de Psicanálise e Ação Social), onde participou como psicanalista em intervenções de grupo em instituições, tendo atuado como ouvinte, observadora e coordenadora de grupos. 

É egressa de uma carreira de 15 anos em gestão de negócios de consultoria, desenvolvida nas empresas HP e Terra Networks. Em paralelo, ministrou o módulo de Ética no MBA Gestão de Segurança da Informação na FIAP durante muitos anos.

A experiência adquirida na carreira antiga, como parte integrante do quadro de colaboradores de empresas, sempre foi na prestação de serviços. Sendo que nos últimos 3,5 anos de atuação, foi responsável pela definição e implementação da estratégia de negócios de consultoria em segurança da informação para a HP América Latina. Atuou como gerente, na trajetória profissional corporativa, praticamente em todo o ciclo de vida de serviços: pré-vendas, desenvolvimento de negócios, consultoria, suporte e outsourcing.

Tem larga experiência em liderança e gerência de equipes: 7 anos como gerente direta, e 3,5 anos como gerente de equipe virtual latino americana. Em ambos os casos foi responsável pelo processo de desenvolvimento de capital intelectual e atuou como mentora para o desenvolvimento profissional dos integrantes das equipes. Liderou um núcleo incubador de talentos. Foi responsável por criação e reestruturação de equipes de tecnologia. 

No ambiente corporativo atuou como agente de mudanças, com posição de liderança no gerenciamento de conflitos em processos de adoção de metodologias de trabalho e de gerenciamento de projetos.

Formação



Iniciou seu percurso profissional com uma graduação em Informática na PUC. A medida que começou a assumir gerência de equipes, sentiu a necessidade de fazer uma pós graduação em Administração de Empresas na FGV-SP. Posteriormente, com o objetivo de apoiar e melhor estimular seus alunos no MBA da FIAP, buscou uma especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor na FIA focando estudos em Governança Corporativa.

Sempre se identificou muito com o trabalho focado em pessoas. Em função disto, decidiu investir em uma migração de carreira para a área humana. Para tanto, fez sua formação em Psicanálise no CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos - curso credenciado pelo Conselho Federal de Psicologia como Especialização em Psicologia Clínica - Psicanálise). Formação esta, baseada no tripé: estudos teóricos, análise pessoal e supervisão clínica.

Participando também de uma série de outros cursos, seminários teóricos e clínicos específicos em psicanálise no próprio CEP e em outras instituições como Sedes Sapientiae e COGEAE/PUC, além de participar de grupo de estudos sobre Wilfred Bion.

Mantem-se em educação continuada em psicanálise, participando de novos cursos e seminários a cada semestre.