Você exercita sua Resiliência Psíquica?



imagem-1.jpg
Direta ou indiretamente, as pessoas investem anos da sua vida na preparação intelectual para a sua vida profissional. Em contrapartida, quanto tempo é investido de forma séria na preparação emocional para se lidar com as angústias e frustrações inerentes ao viver?

Abrir um espaço acolhedor e seguro para uma discussão franca e construtiva em torno das angústias geralmente “não ditas” (porém intensamente sentidas!) durante o desenvolvimento da carreira, pode apoiar os profissionais a desenvolver a tão necessária resiliência.

Resiliência é o termo da física que significa: "Propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformação elástica.”

Se emprestarmos este termo para o mundo psíquico: Como é o seu grau de persistência para realizar algo que você deseja? Qual é a sua tolerância à frustrações? Qual é o seu tempo limite para reagir às frustrações? E exatamente como você reage? Qual é a sua capacidade de recuperação? Como você recicla esta experiência nas novas situações que geram angústia e frustração? Como você compartilha esta experiência com as outras pessoas?

O objetivo deste encontro é analisar e discutir sobre os mecanismos psíquicos envolvidos na construção da tolerância e transformação de frustrações.

 

   
Este conteúdo pode ser apresentado e discutido em três formatos:

Palestra Tradicional, Roda de Diálogo ou Laboratório.
(entenda a diferença)